Home

O que significa a sentença 'ad judicia et extra'?

3 respostas

  • Publicada em 2009-01-24 por Anónimo

    é um termo em latim, comumente utilizado em procurações, assim se o termo estiver sendo usado em uma procuração significa que a procuração poderá ser utilizada em todas as esferas judiciais (ou seja, em todos os âmbitos da justiça, seja estadual ou federalista) este é o significado de "ad judicia" e o "et extra" quer expor extra mesmo, ou seja alem disso, assim, quer expressar que a procuração serve para a justiça e para outros órgãos, porém todos os órgãos devem estar mencionados na procuração, deste modo os locais "et extra" obrigaçãoão ser mencionados.

  • Publicada em 2009-01-24 por Anónimo

    ad judicia - para seu jurisconsulto realizar atos dentro da justiça - do Poder Judiciário

    et = e

    extra = fora

    portanto

    extra judicia = para seu jurisperito praticar atos fora da esfera judicial.

    Veja os conceitos aquém.

    Cláusula é toda a disposição de um contrato, ou seja, todos os artigos de um contrato, tratado, testamento, ou qualquer outro documento semelhante, político ou privado, em suma, qualquer negócio jurídico.
    Geralmente as cláusulas de um contrato procuram trazer ao mundo jurídico todas as possibilidades decorrentes do negócio avençado de maneira que o próprio documento esclareça todas as particularidades, evitando-se discussões judiciais em torno de interpretações dúbias. Atualmente os advogados procuram utilizar de linguagem didática na redação dos documentos para que qualquer leigo entenda.
    Entre as cláusulas, geralmente, se convencionam a forma de entrega e pagamento, o mesada competente para dirimir dúvidas, as especificações precisas do muito objeto do contrato, as possibilidades de remorso, as multas em caso de descumprimento, etc.
    Vejamos.

    PROCURAÇÃO AD JUDICIA ET EXTRA
    Por este instrumento de procuração…. (nome)...., constitui seu(s) procurador(es)...., com os poderes conferidos pela cláusula ad judicia et extra, podendo, também, revelar, desistir, transigir, firmar acordos, dar e receber quitação, enfim, praticar todos os atos que sejam necessários ao bom desempenho do presente procuração, que tem porquê finalidade específica…., podendo o mandatário substabelecer com ou sem suplente de poderes.

    PROCURAÇÃO AD JUDICIA ET EXTRA
    O aquém assinado…. (mostrar o nome ou a qualificação completa do mandante)...., por este instrumento de procuração, constitui seu bastante procurador…. (qualificação completa, com endereço do escritório)...., inscrito na OAB sob nº...., Seção de…., com todos os poderes pertinentes à procuração universal para o renda, muito porquê para receber a citação inicial, revelar, reconhecer a proveniência do pedido, transigir, desistir, ren

  • Publicada em 2009-01-24 por Anónimo

    Ad judicia: Para mensalidade judicial; diz-se do procuração judicial outorgado ao jurisconsulto pelo mandante.
    Et extra: além do que pediu.

Utilize o formulário para responder a esta pergunta